A expressão “Embaixo de uma Mangueira” resume a simplicidade da Pedagogia Freiriana contida no pensamento de Paulo Freire e seus seguidores. É também uma alusão ao seu livro “À Sombra de Uma Mangueira”, que mostra o educador Paulo Freire, também o autor, promovendo um círculo de cultura ou uma roda de conversa, com educandos africanos embaixo de uma árvore, uma mangueira, no seu período de exílio na África.
Os pressupostos da Metodologia Freiriana e/ou Pedagogia Freiriana, criada por Paulo Freire e seus adeptos, indicam a importância de um ambiente de aprendizagem positivo e motivador, visto que os educandos, na sua maioria, ao se dirigirem às aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vêm de jornadas de trabalho doméstico, do campo, do mercado, cidadãos e cidadãs buscando o seu direito ao emprego, e aqueles que já se encontram na velhice ainda cultivando o sonho de ler e escrever, que é um direito de todos, segundo a Constituição Brasileira.
Sobre a EJA
A modalidade Educação de Jovens e Adultos foi formalmente instituída em 1996, com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional, Lei 9.394/96. Todavia, já existia esta preocupação datada de 1946, há 50 anos antes, meio século, com a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA).
Em 1980, foi formalizada a Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos (Fundação Educar). Sem contar o Plano Nacional de Educação (PNE), de 1963, solicitado pelo então presidente da República, João Goulart, ao educador Paulo Freire. Este Plano foi abortado pelo regime militar, em 1964.
Participar da EJA é uma forma de esperançar — esperança um substantivo feminino que Paulo Freire, de forma ousada e assertiva, transformou em verbo, em prática, em ação.
O que é um ambiente de aprendizagem motivador?
Um ambiente de aprendizagem positivo e motivador diz respeito, portanto, à facilitação do bem-estar, às condições psicológicas de cada educando e educador.
Um ambiente físico que pode ser simples, modesto, mas acolhedor, onde vigore o respeito, a ética, o entendimento, a amorosidade e o diálogo, facilitando e conduzindo todas as ações da EJA, um incentivo à aquisição e formação para a cidadania ativa, defendida por Paulo Freire, desde sempre.
Um ambiente de aprendizagem positivo e motivador, um lugar de onde se pode observar o mundo, observar a sua realidade pessoal, do seu e de outros grupos, e utilizando o seu senso crítico, constatar e contestar as injustiças e as desigualdades.
Ele jamais abre espaço para a discriminação, para o racismo, para o desrespeito aos direitos humanos em suas diferentes manifestações. Espaço de onde educando e educador apreciam estar, sentir-se acolhido e sempre pronto a impulsionar um sonho individual que se torna coletivo: aprender a ler e a escrever!
Um ambiente de aprendizagem positivo e motivador é a intencionalidade do Projeto ALFA-EJA Brasil.










