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Leitura do Mundo

O que é a Leitura do Mundo?

17 de setembro de 2025

A expressão "Leitura do Mundo" é central na pedagogia de Paulo Freire. Para o educador, antes de aprender a ler palavras, é preciso aprender a ler o mundo. Ou seja, a alfabetização não começa apenas com o papel e o lápis, mas com o reconhecimento da realidade que cerca cada sujeito. Entenda melhor neste artigo!

O que significa ler o mundo?

Ler o mundo é olhar para a própria vida com mais consciência. É perceber que a experiência de cada pessoa — seus saberes, desafios, memórias e vivências — faz parte do processo de aprendizagem. Essa leitura é o ponto de partida para que o conhecimento formal (a leitura das palavras) ganhe sentido.

Como isso acontece no projeto ALFA-EJA Brasil?

No projeto ALFA-EJA Brasil, a Leitura do Mundo é a primeira etapa das ações nos territórios. Nessa fase, a equipe pedagógica visita os municípios parceiros para realizar uma escuta ativa com:

  • Gestores e coordenadores pedagógicos;

  • Educadores e educadoras da EJA;

  • Secretarias municipais de educação;

  • Representantes das comunidades locais.

Esse contato direto permite compreender as realidades locais, os desafios da oferta da Educação de Jovens e Adultos em cada cidade e as potências existentes nos territórios. É a partir dessa escuta que o planejamento das formações e ações pedagógicas do projeto é construído.

A primeira Leitura do Mundo 

A primeira Leitura do Mundo foi realizada no mês de abril deste ano, em 15 municípios do Norte e Nordeste: Carauari (AM), Oiapoque (AP), Belém (PA), Icapuí (CE), Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Conde (BA), Araças (BA), São Francisco do Conde (BA), Ipojuca (PE), Santa Luzia do Itanhy (SE), Brejo Grande (SE), Alto do Rodrigues (RN) e Porto do Mangue (RN). 

Durante esse momento, a equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire — composta por educadores, pesquisadores, especialistas, mestres e doutores com ampla experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — realizou visitas aos territórios para conhecer de perto a comunidade e fortalecer vínculos com educadores(as), gestores(as) e educandos(as). 

Além disso, promoveu diálogos e ações de escuta ativa com representantes da Secretaria Municipal de Educação e outros sujeitos sociais envolvidos no processo. 

Por que a Leitura do Mundo é tão importante?

Porque ela garante que a educação aconteça com sentido. Quando o projeto começa pela escuta, ele valoriza a cultura local, reconhece os saberes já existentes e fortalece vínculos entre as comunidades e a escola.

Além disso, a Leitura do Mundo contribui para:

  • Planejar formações mais assertivas para educadores;

  • Criar estratégias alinhadas com as reais necessidades dos educandos;

  • Articular a EJA com outros projetos e políticas públicas;

  • Fortalecer a presença da educação no cotidiano das pessoas.

Leitura do Mundo é ponto de partida, não de chegada

Na perspectiva freiriana, ninguém educa ninguém sozinho — e ninguém se educa isoladamente. A Leitura do Mundo é o início de um caminho feito em diálogo, com respeito à diversidade de vozes e histórias que compõem o Brasil.

Sobre o projeto ALFA-EJA Brasil

O ALFA-EJA Brasil é um projeto realizado pelo Instituto Paulo Freire em parceria com a Petrobras. Sua missão é fortalecer políticas públicas de EJA e garantir que pessoas jovens, adultas e idosas possam reconstruir suas trajetórias educacionais com dignidade e apoio.

A Leitura do Mundo é apenas o primeiro passo — mas é ela que sustenta tudo o que vem depois.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Acesse o site do ALFA-EJA Brasil e acompanhe nossas redes sociais: @alfaejabrasil.