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ALFA-EJA Brasil
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 Termos de uso

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO

1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O SITE

O site Alfa-EJA Brasil ( https://alfaejabrasil.org.br/ ) e sua plataforma de ensino à distância (https://ead.alfaejabrasil.org.br) são operados pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire. Este documento tem por objetivo esclarecer as regras de uso, privacidade e proteção de dados pessoais dos usuários da plataforma, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD) e demais legislações aplicáveis.

2. PÚBLICO-ALVO

O público-alvo compreende equipes das prefeituras, representantes técnicos da EJA nas secretarias de Educação, gestores, coordenadores pedagógicos, educadores, participantes do curso “Como alfabetizar com Paulo Freire” de 77 municípios, educandos e comunidade em geral. Não há restrição de idade para acesso.

3. FINALIDADE E FUNCIONALIDADES DA PLATAFORMA

A plataforma oferece acesso a cursos e conteúdos previstos no projeto educacional. O acesso ao curso exige login e senha. Não há venda de produtos ou serviços e nem interação entre usuários por meio de comentários ou mensagens.

4. DADOS PESSOAIS COLETADOS

Coletamos diretamente do usuário os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Endereço de e-mail;
  • Município de atuação;
  • IP, cookies, localização aproximada;
  • Dados de navegação por meio do Google Analytics e Pixel do Facebook.

Base legal: Art. 7º, I (consentimento) e IX (legítimo interesse) da LGPD.

5. FINALIDADE DO TRATAMENTO

Os dados são utilizados para:

  • Permitir acesso aos cursos;
  • Acompanhar a progressão do aluno;
  • Enviar e-mails informativos, boletins e comunicações institucionais;
  • Analisar o comportamento na plataforma e aperfeiçoar a experiência do usuário;

6. COMPARTILHAMENTO E TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL

Os dados pessoais poderão ser compartilhados com a Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS, exclusivamente para fins de prestação de contas, elaboração de relatórios e cumprimento das obrigações do convênio celebrado com o Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire. Esse compartilhamento ocorrerá de forma segura e em conformidade com a legislação vigente.

Além disso, os dados podem ser transferidos para servidores localizados na Itália e no Canadá (hospedagem OVH), em conformidade com o art. 33, I da LGPD. Utilizamos criptografia SSL e firewalls.

7. ARMAZENAMENTO E SEGURANÇA

Os dados são armazenados em servidores próprios em nuvem, com criptografia e controle de acesso. O tempo de retenção é o necessário para a execução do projeto, com possível extensão mediante notificação ao usuário.

8. DIREITOS DOS TITULARES

Os usuários podem exercer os direitos previstos no art. 18 da LGPD, como:

  • Confirmação e acesso aos dados;
  • Correção ou exclusão;
  • Portabilidade e revogação do consentimento;

Solicitações devem ser encaminhadas para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

9. COOKIES E RASTREAMENTO

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies e tecnologias semelhantes, que são empregadas para garantir o funcionamento adequado da plataforma, aprimorar sua experiência de navegação, analisar o desempenho dos serviços e oferecer comunicações institucionais mais relevantes.

Utilizamos os seguintes tipos de cookies:

  • Cookies funcionais: necessários para o correto funcionamento da plataforma, como autenticação e salvamento de preferências;
  • Cookies analíticos: permitem a coleta de informações estatísticas sobre a navegação, como páginas acessadas e tempo de uso, por meio de ferramentas como Google Analytics;
  • Cookies de publicidade: usados para rastrear sua interação com a plataforma e personalizar conteúdos e comunicações, inclusive por meio do Pixel do Facebook.

Não é possível desativar os cookies diretamente por meio da plataforma. Caso deseje limitar o uso de cookies, você poderá configurar isso diretamente em seu navegador. No entanto, a desativação pode comprometer o funcionamento de algumas funcionalidades essenciais do site.

O uso contínuo da plataforma implica sua concordância com esta política de cookies.

10. TERMOS DE USO - CONDIÇÕES GERAIS

10.1. Aceitação dos Termos

Ao realizar o cadastro na plataforma, o usuário declara estar de acordo com os presentes Termos de Uso e a Política de Privacidade.

10.2. Regras de Conduta

O usuário compromete-se a:

  • Utilizar a plataforma com ética, respeitando a legislação vigente e os direitos de terceiros;
  • Manter sua senha sob sigilo;
  • Utilizar os conteúdos apenas para fins pessoais e educacionais;
  • Respeitar os direitos autorais;
  • Não praticar atos que comprometam a segurança ou estabilidade da plataforma;

10.3. Responsabilidades

O usuário é integralmente responsável por qualquer ato ou publicação realizada com sua conta. O Instituto compromete-se a proteger os dados pessoais, assegurar o funcionamento da plataforma e fornecer suporte técnico dentro dos limites legais.

10.4. Penalidades

O descumprimento dos termos poderá ensejar a suspensão, bloqueio ou cancelamento da conta, garantindo-se ao usuário, sempre que possível, o direito ao contraditório e à ampla defesa.

11. PROPRIEDADE INTELECTUAL

Todos os conteúdos da plataforma são protegidos por direitos autorais. A reprodução ou redistribuição sem autorização está proibida.

12. ALTERAÇÕES NOS TERMOS E NA POLÍTICA

Alterações serão comunicadas por e-mail e atualizadas no site. Em caso de mudanças relevantes, o novo aceite será exigido.

13. ENCARREGADO PELO TRATAMENTO DE DADOS (DPO)

O tratamento de dados é realizado pela equipe das Gerências de Marketing e Tecnologia da Informação do Projeto Alfa-EJA Brasil. Contato: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

14. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL E FORO

Este documento é regido pelas leis brasileiras. O foro eleito é o da Comarca de São Paulo/SP, com renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

ALFA-EJA Brasil

Inscreva-se e fique por dentro do
projeto ALFA-EJA Brasil.

Realização Instituto Paulo Freire
Parceria Petrobras
Pessoa escrevendo
 
Raimunda Ray Ribeiro Franco
Raimunda Ray Ribeiro Franco
PEDAGOGA

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Ceará, também graduada em Pedagogia e História. Especialista em Educação Inclusiva e em Psicomotricidade. Atuou como professora e Técnica Pedagógica como Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também como especialista na produção das Diretrizes Curriculares de EJA em Fortaleza-CE, onde é também membra do Fórum Estadual de EJA.

 
Conceição Costa Hilles Heim
Conceição Costa Hilles Heim
PEDAGOGA

Mestre em Ensino, Flosofia e História das Ciências pela UFB. Doutoranda em Educação. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, EJAI, práticas pedagógicas , metodologia do ensino superior e Didática, entre outras áreas. Participou como Coordenadora Pedagógica (Gestão) do Programa Todos pela Educação (TOPA-Bahia), através da UNEB.

 
Josileide Silveira de Oliveira
Josileide Silveira de Oliveira
PEDAGOGA

Especialização em Educação, com atuação com ênfase na Educação Básica, em diversos níveis e modalidades, especialmente, da EJA. Experiência como coordenadora estadual de educação no FRN no Projeto MOVA-Brasil e funcionária pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC/RN). Assessora de Gabinete da Secretaria desde 2019.

 
Georgina Negrão Kalife Cordeiro
Georgina Negrão Kalife Cordeiro
PEDAGOGA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio. Professora Titular aposentada pela Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da FAED/ ICED/ UFPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da UFPA Campus de Bragança. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Movimentos Sociais.

 
Sônia Couto S. Feitosa
Sônia Couto S. Feitosa
PEDAGOGA

Doutora em Educação pela FE-USP. Professora aposentada da RMSP, licenciada em Letras e Pedagogia. É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado Brasília: Liber livros, 2008 e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana (IPF, SESI ertc). Participou como docente e coordenadora pedagógica de projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos em vários estados. É membro da Comissão Nacional de Alfabetização e educação de Jovens e Adultos - CNAEJA. É coordena do Centro de Referência Paulo Freire/IPF.

 
Uilma Rodrigues de Matos
Uilma Rodrigues de Matosa
PEDAGOGA

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca na Espanha. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, aposentada na linha de Política e Gestão da Educação. Experiência com Educação de Adultos, Educação Popular e Coordenação de Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa. Coordenou o curso de Pedagogia Regular (PARFOR) – URBA/FACED. É pesquisadora voluntária na Escola Parque no Bairro de Caixa D’Água na Liberdade, criada por Anísio Teixeira, onde realiza pesquisa sobre a Memória da Escola.

Acesse mais conteúdos em:

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