Entre os dias 8 e 30 de setembro de 2025, o Projeto ALFA-EJA Brasil chegou a 14 municípios do Norte e Nordeste com assessorias e formações presenciais voltadas às assessorias das Secretarias Municipais de Educação e aos gestores, educadores e professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).
As atividades aconteceram em: Carauari (AM), Coari (AM), Oiapoque (AP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Icapuí (CE), Alto do Rodrigues (RN), Conde (BA), São Francisco do Conde (BA), Santa Luzia do Itanhy (SE), Brejo Grande (SE), Ipojuca (PE) e Cabo de Santo Agostinho (PE).
A programação incluiu debates, depoimentos e atividades culturais
Essa ação presencial fez parte do eixo ‘Assessoria e Formação’ do Projeto ALFA-EJA Brasil e apresentou os resultados da primeira etapa da Leitura do Mundo realizada em cada município, em abril deste ano, além dos objetivos e impactos esperados do projeto. O encontro conectou esses dados aos princípios de Paulo Freire — diálogo, leitura do mundo, tema gerador e Círculos de Cultura — em atividades participativas, estudos, reflexões e expressões culturais.
A programação incluiu debates sobre desafios e necessidades formativas da EJA em cada município, depoimentos de educadores e educandos e momentos de convivência que fortalecem vínculos entre os participantes. A avaliação processual e coletiva contribuiu para alinhar expectativas e indicar os próximos passos do projeto. E houve também atividades culturais, com grupos de música e dança.










