A primeira etapa do Projeto ALFA-EJA Brasil — chamada de Leitura do Mundo — foi realizada no mês de abril deste ano, em 15 municípios do Norte e Nordeste: Carauari (AM), Oiapoque (AP), Araçás (BA), Conde (BA), São Francisco do Conde (BA), Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Icapuí (CE), Belém (PA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Ipojuca (PE), Alto do Rodrigues (RN), Porto do Mangue (RN), Brejo Grande (SE) e Santa Luzia do Itanhy (SE).. O objetivo foi conhecer profundamente o contexto local de cada uma dessas cidades.
Durante a etapa de Leitura do Mundo, a equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire — composta por educadores, pesquisadores, especialistas, mestres e doutores com ampla experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — realizou visitas aos territórios para conhecer de perto a comunidade e fortalecer vínculos com educadores, gestores e educandos. Além disso, promoveu diálogos e ações de escuta ativa com representantes da Secretaria Municipal de Educação e outros assuntos sociais envolvidos no processo.
Por que a Leitura do Mundo é tão importante?
A Leitura do Mundo é uma fase essencial para orientar as ações futuras da ALFA-EJA Brasil, permitindo que as formações pedagógicas e demais atividades do projeto sejam planejadas de maneira mais assertiva e alinhadas às necessidades de cada território.
A partir desse trabalho, será possível criar estratégias alinhadas com as reais necessidades dos educandos; articular a EJA com outros projetos e políticas públicas, e fortalecer a presença da educação no cotidiano das pessoas.
A ideia é garantir que o projeto tenha um impacto real na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, fortalecendo a EJA como um processo efetivo de transformação social.
Após essa fase inicial, uma equipe pedagógica produzirá relatórios detalhados sobre as realidades de cada território visitado. Em breve, publicaremos os resultados no site.
Sobre o Projeto ALFA-EJA Brasil
Realizado pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, o projeto atuará, presencialmente e à distância, em 15 municípios do Norte e Nordeste. Haverá também formações na modalidade EaD mais 62 cidades dessas regiões.
Os objetivos principais do Projeto ALFA-EJA Brasil são garantir o direito à educação, diminuir o analfabetismo e incentivar a continuidade dos estudos, fortalecendo a EJA como política pública essencial e ampliando oportunidades educacionais para aqueles que não tiveram acesso à escola na idade esperada.
Ao longo de três anos, o Projeto promoverá ações formativas e pedagógicas, incluindo formações presenciais e online para educadores e gestores, oficinas de leitura e escrita com os educandos, produção e distribuição de materiais pedagógicos (como cadernos e livros, vídeos e podcasts), realização de lives e encontros formativos, além da criação do Centro de Referência da EJA (CREJA) — espaço dedicado à memória, documentos e formação continuada na área.
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