Quinze municípios do Norte e Nordeste assinaram o termo de adesão ao Projeto ALFA-EJA Brasil, iniciativa que visa garantir o direito à educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) que não tiveram acesso à escola na idade esperada.
A ação é fruto da parceria entre o Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e a Petrobras, com ações presenciais e online, baseadas na metodologia freiriana, que valoriza a escuta, o território e o protagonismo dos educandos(as).
Municípios que aderiram ao Projeto
Já aderiram formalmente ao projeto os municípios de: Belém (PA), Carauari (AM), Coari (AM), Oiapoque (AP), Araçás (BA), Conde (BA), São Francisco do Conde (BA), Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Icapuí (CE), Ipojuca (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Alto do Rodrigues (RN), Brejo Grande (SE) e Santa Luzia do Itanhy (SE).
Ao todo, o projeto prevê ações presenciais e a distância nesses 15 municípios e formação online para educadores(as) em outros 62 municípios das regiões Norte e Nordeste.
Leitura do Mundo: a primeira etapa
A primeira fase do projeto, chamada Leitura do Mundo, aconteceu em abril. Inspirada nos princípios de Paulo Freire, a equipe pedagógica do Instituto realizou visitas técnicas e escuta ativa com educadores, educandos, gestores e representantes das secretarias de educação, com o objetivo de compreender os desafios e as potências de cada território.
As informações colhidas foram sistematizadas em relatórios que orientarão as próximas ações formativas e pedagógicas, garantindo respostas contextualizadas às necessidades locais. Em breve, publicaremos os resultados.
Ações previstas ao longo dos três anos
O Projeto ALFA-EJA Brasil promoverá ações formativas e pedagógicas para fortalecer a EJA, incluindo:
-
Formações presenciais e online para educadores e gestores;
-
Oficinas de leitura e escrita com os educandos;
-
Produção e distribuição de materiais pedagógicos (como cadernos e livretos, vídeos e podcasts);
-
Realização de lives e encontros formativos, além da criação do Centro de Referência da EJA (CREJA), espaço dedicado à memória, documentação e formação continuada na área.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o projeto ALFA-EJA Brasil? Acesse nossa seção de Notícias! Leia também nossos artigos! E siga nossas redes sociais: @alfaejabrasil.










