A Pedagogia Freiriana é um modo novo de educar e ser educado. Foi desenvolvida a partir do pensamento e da abordagem do educador, filósofo e pensador Paulo Freire, seguramente, com contribuições de outros pensadores, pessoas do povo, educadores e educandos, pedagogos, filósofos, sociólogos etc. Saiba mais neste artigo!
Em que consiste a Pedagogia Freiriana?
Desenvolvida desde o início da década de 1960, por Paulo Freire, em Angicos (PE), esta metodologia ou pedagogia é também uma via de duas mãos na qual educadores e educandos trocam experiências de vida, heranças culturais, saberes e conhecimentos.
Paulo Freire costumava dizer que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
Um diferencial da Pedagogia Freiriana é ter a amorosidade, a ética, o respeito, a justiça e outros(as), como atitudes, comportamentos e valores humanos necessários e imprescindíveis à facilitação do aprendizado e à criação de vínculos entre pessoas e grupos.
Pedagogia Freiriana como prática
Outro ponto a ser destacado é que esta Metodologia parte da realidade vivenciada pelo grupo de educandos, levando em conta sua visão de mundo e a colocando-a em discussão, não para rechaçá-la, mas, sim, entendê-la e valorizá-la.
A Pedagogia Freiriana é uma prática, uma pedagogia crítica e libertadora, uma ferramenta que impulsiona a aquisição do senso crítico, a consciência que possibilita dentre outras mudanças necessárias para o indivíduo e para o grupo a transformação social.
Como indicam freirianos e estudiosos da pedagogia de Paulo Freire, trata-se da “passagem da consciência ingênua para uma consciência crítica”. Isto é Educação.
Como ter acesso à Pedagogia Freiriana?
A Pedagogia Freiriana vem sendo estudada e praticada há muitas décadas, em diferentes contextos: na América Latina e Norte, Europa e África, por entidades, instituições de ensino, estudiosos, pesquisadores, diferentes comunidades, grupos e coletivos.
Como exemplos, citamos: em alguns estados e municípios, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de iniciativas como o MOVA-Brasil. No ano 2025, entra em ação também o Projeto ALFA-EJA Brasil, que desenvolve seus trabalhos apoiado nessa pedagogia, com atuação em 15 municípios do Norte e Nordeste.
O projeto é uma iniciativa do Instituto de Educação em Direitos Humanos Paulo Freire (IEDHPF), em parceria com a Petrobras.
Indicações de leitura
Abaixo, indicamos alguns livros do educador Paulo Freire que dão base à Pedagogia Freiriana, para quem deseja se aprofundar:
Continue acompanhando o Blog do Projeto ALFA-EJA Brasil para mais conteúdos sobre Paulo Freire e Pedagogia Freiriana.










